terça-feira, 31 de março de 2009

Apresentação: Alzheimer e Espiritualidade

Abaixo está a apresentação do tema desta semana. Boa leitura!


Saúde e Equilíbrio

Continuando no estudo do tema especial desta semana, vale a pena refletir nesta mensagem de André Luiz. Aqui, nosso amigo espiritual fornece dicas importantes para nos auxiliar a manter a saúde através do amor e da caridade.


"Para garantir saúde e equilíbrio, prometa a você mesmo: 

1- Colocar-se sob os desígnios de Deus, cada dia, através da oração, e sustentar a consciência tranqüila, preservando-se contra idéias de culpa.

2- Dar o melhor de si mesmo no que esteja fazendo.

3- Manter coração e mente, atitude e palavra, atos e modos na inspiração constante do bem.

4- Servir desinteressadamente aos semelhantes, quanto esteja ao alcance de suas forças.

5- Regozijar-se com a felicidade do próximo.

6- Esquecer conversações e opiniões de caráter negativo que haja lido ou escutado.

7- Acrescentar pelo menos um pouco mais de alegria e esperança em toda pessoa com quem estiver em contato.

8- Admirar as qualidades nobres daqueles com quem conviva, estimulando-os a desenvolvê-las.

9- Olvidar motivos de queixa, sejam quais forem.

10- Viver trabalhando e estudando, agindo e construindo, no próprio burilamento e na própria corrigenda, de tal modo que não se veja capaz de encontrar as falhas prováveis e os erros possíveis dos outros."


André Luiz, no livro Passos da Vida (psicografia de Chico Xavier)



segunda-feira, 30 de março de 2009

Corpo Físico e Perispírito - Entrevista de Chico Xavier

Aproveitando que o tema desta semana é a respeito da doença de Alzheimer, vale a pena ver este pequeno trecho de uma entrevista de Chico Xavier realizada nos anos 70 onde, entre outros assuntos, o grande médium também fala sobre as doenças que nos acometem no dia a dia, ressaltando que apenas com uma maior compreensão da relação entre o períspirito (ou corpo espiritual) e o nosso corpo físico é que compreenderemos mais a respeito sobre a nossa saúde como um todo.




domingo, 29 de março de 2009

Estás doente?

A preleção desta semana é especial, abordando o tema da doença de Alzheimer, seu conceito e as suas implicações carmáticas.

A espiritualidade nos orientou diversas vezes a respeito da importância que os nossos pensamentos desempenham em todos os casos de doenças que nos acometem. Pensando nisso, vale a pena a leitura e reflexão deste pequeno trecho da obra Instruções Psicofônicas (espíritos diversos, psicografia de Chico Xavier, sendo este trecho de autoria do espírito do Doutor Francisco de Menezes Dias da Cruz, médico e ex-presidente da Federação Espírita do Brasil): 

"Evitando, porém, qualquer preciosismo da técnica científica e relegando à medicina habitual o dever de assegurar os processos imunológicos da integridade física, recordemos que as radiações mentais, que podemos classificar por agentes "R", na maioria das vezes se apresentam, na base de formação da substância "H", desempenhando importante papel em quase todas as perturbações neuropsíquicas e usando o cérebro como órgão de choque.

Todos os nossos pensamentos definidos por vibrações, palavras ou atos, arrojam de nós raios específicos.

Assim sendo, é indispensável curar de nossas próprias atitudes, na autodefesa e no amparo aos semelhantes, porqüanto a cólera e a irritação, a leviandade e a maledicência, a crueldade e a calúnia, a irreflexão e a brutalidade, a tristeza e o desânimo, produzem elevada percentagem de agentes "R", de natureza destrutiva, em nós e em torno de nós, exógenos e endógenos, suscetíveis de fixar-nos, por tempo indeterminado, em deploráveis labirintos da desarmonia mental. Em muitas ocasiões, nossa conduta pode ser a nossa enfermidade, tanto quanto o nosso comportamento pode representar a nossa restauração e a nossa cura."

quarta-feira, 25 de março de 2009

Lei do Caminhão de Lixo

Recebi esta mensagem no meu e-mail, e quero compartilhar com vocês. É bom para refletirmos como estamos conduzindo o nosso dia-a-dia.

Um dia peguei um táxi e fomos direto para o aeroporto.
Estávamos rodando na faixa certa quando de repente um carro preto saltou do estacionamento na nossa frente.
O motorista do táxi pisou no freio, deslizou e escapou do outro carro porum triz!
O motorista do outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós.
O motorista do táxi apenas sorriu e acenou para o cara.
E eu quero dizer que ele o fez bastante amigavelmente. Assim eu perguntei: 'Porque você fez isto? Este cara quase arruína o seucarro e nos manda para o hospital!'
Foi quando o motorista do táxi me ensinou o que eu agora chamo "A Lei do Caminhão de Lixo".
Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo. Andam por aí carregadas de lixo, cheias de frustrações, cheias de raiva, e de desapontamento. À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, e às vezes descarregam sobre a gente. Não tome isso pessoalmente.
Apenas sorria, acene, deseje-lhes bem, e vá em frente. Não pegue o lixo delas e espalhe sobre outras pessoas no trabalho, em casa, ou nas ruas. O princípio disso é que pessoas bem sucedidas não deixam os caminhões de lixo estragar o seu dia. A vida é muito curta para levantar de manhã com sentimentos ruins, assim... Ame as pessoas que te tratam bem. Ore pelas que não o fazem.
A vida é dez por cento o que você faz dela e noventa por cento a maneira como você a recebe!
Tenha um dia livre de lixo!

terça-feira, 10 de março de 2009

Muito se pedirá àquele que muito recebeu

É assim que começa o item 10 do Capítulo 18 do Evangelho Segundo o Espiritismo que estamos estudando nas palestras desta semana. 

A primeira reflexão que me vem à mente é pensar "o que recebi de Deus?" e a resposta imediata são os ensinamentos de Jesus. Logo, se recebi os ensinamentos de Jesus, tenho uma grande responsabilidade, pois de mim será pedido muito: que eu exemplifique aquilo que sei dos ensinamentos do nosso Mestre Jesus!! 

E no atual nível de evolução dos nossos espíritos, isso é pedir muito, pois implica em mudar as nossas posturas e atitudes através da nossa reforma íntima.

Você concorda com esta pequena reflexão?

quarta-feira, 4 de março de 2009

Oração da Noite

Senhor, eu te dou graças porque estás presente em mim, nas pessoas que amo, no templo e no mundo inteiro.
Agradeço-Te por tudo o que me aconteceu neste dia e por todo o bem que se realizou no mundo.
Peço-Te perdão porque não fui capaz de amar todas as pessoas como Tu amas, nem me coloquei a serviço dos outros, especialmente nenhuma recompensa.
Perdoa também, Senhor, todos aqueles que hoje só viverem para si mesmos e Te desprezaram na pessoa dos doentes, dos velhos, das crianças indefesas, daqueles que não têm proteção alguma.
Faze, Senhor, que estes que sofrem tantas injustiças encontrem alguém que se interesse por eles, que os defenda e os ajude sté que os homens aprendam a viver como irmãos.
Que o Teu mandamento do amor seja vivido por todos e que acabem a exploração, as injustiças, as guerras e toda a ganância que divide e escraviza tanto as pessoas.
Abençoa o meu repouso, Senhor, e que amanhã eu acorde para uma vida nova, sendo um instrumento do Teu amor.
Amém.

Oração do Amanhecer

Senhor
No silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força.
Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor; ser paciente, compreensivo, manso e prudente, ver além das aparências teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um.
Cerra meus ouvidos a toda calúnia. Guarda minha língua de toda maldade. Que só de benção se encha meu espírito. Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se achegarem a mim sintam Tua presença.
Reveste-me de Tua beleza, Senhor, e que no decurso deste dia, eu Te revele a todos.

domingo, 1 de março de 2009

Filmes de Chico Xavier

Navegando na internet achei esta notícia aqui, falando que até abril do ano que vem 2 filmes sobre a vida do nosso querido Chico chegarão às telonas do Brasil, e que também o livro Nosso Lar vai virar filme!

Tomara que estes planos se concretizem! 


Só é um bom Evangelizador

Aquele que vê nas crianças a sua própria família.
Aquele que ensina, não por dever, mas por prazer.
Aquele que não exige, repentinamente. a transformação de uma criança.
Aquele que procura aproximar-se dos pais e responsáveis.
Aquele que analisa, com atenção, o problema de cada criança.
Aquele que sabe impor, com energia e amor, usando na hora certa um sorriso ou um olhar significativo, que vale mais que as palavras.
Aquele que se prepara com carinho e antecedência a aula.
Aquele que procura tornar sua aulas atrativas e objetivas.
Aquele que sente a importância da pontualidade e da disciplina.
Aquele que não falta ao cumprimento do dever, e quando o falta avisa com antecedência o coordenador.
Aquele que se esforça por se atualizar sempre a fim de dar aos evangelizandos melhores conhecimentos.
Aquele que sempre troca idéias com os outros evangelizadores.
Aquele que lembra ser olhado como modelo pelas crianças, portanto, apresenta-se com simplicidade, humildade sem afetação no traje ou na linguagem.
Aquele que trata a todos com igualdade, sem distinção de raça, cor, sexo ou posição social.
Aquele que transmite e ensina às crianças o amor à vida, à natureza e às pessoas.
Aquele que sem ferir procura sanar superstições de ideologias perniciosas.
Aquele que exemplificando mostra às crianças e importância da fé racional, do amor a Deus, à família e à Pátria.
Aquele que não mente ou faz promessas impossíveis às crianças.
Aquele que realmente AMA.